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É praticamente impossível achar tempo para responder todos os e mails, para fazer todas as ligações e ainda administrar sua ONG. Além disso, você tem que achar tempo para trabalhar na sua estratégia, planejar seu próximo ano e segurar as pontas sem chorar no seu próprio café.

Então, quem tem tempo para mídias sociais?

As mídias sociais é reconhecidamente difícil de fazer, é preciso criar posts diários na fan page, no seu perfil, pedir para amigos compartilharem, entrar em grupos e divulgar seu projeto lá. Saber como falar com os usuários. Isso todos os dias.

Claro, seria ótimo ter um profissional de mídias sociais para ajudá-lo nesta tarefa, mas utilizando menos de 1 hora por dia e uma boa estratégia, você consegue manter sua presença social e fazer valer a pena todo o esforço de divulgação.

Confira algumas dicas para ter uma boa presença social:

1. Monte seu plano de divulgação antes do lançamento da campanha de financiamento coletivo

Todo o planejamento de divulgação deve ser pensado antes do lançamento. Analise a sua campanha: será que seus contribuidores em potencial estão no Facebook, Twitter, Instagram, Blogs..? Seja criativo!

No Brasil, o líder absoluto em acessos é o Facebook. Por isso, considere estar sempre presente nesta rede social, seja fazendo uma fan page para sua campanha ou divulgando através de perfis de amigos. Crie um plano diário de quantos posts em cada mídia social e siga este plano até o fim da campanha. Não desista nunca!

2. Tipos de conteúdos:

Notícias – tenha um Google Alerta para notificar toda vez que algum site mencionar a sua organização.

Postagem de blog – Compartilhe posts de blogs.

Memes – deixe o conteúdo mais leve e tente mesclar informativos com “brincadeiras”.

Call to action – tenha mensagens prontas para pedido de doação, pedidos de voluntários e pedidos de inscrição em listagem de e mail marketing.

Quote Candice Pascoal

3. Programe seus posts:

Você pode usar o Tweet Deck, o HootSuit ou o Buffer para agendar publicações no Facebook, Twitter, Linkedin e Google+. Existem diversos outros aplicativos pagos ou gratuitos por aí com esta finalidade. Escolha o que melhor se encaixar no seu objetivo.

Agende posts para os próximos dias. Geralmente, 3 ou 4 posts por dia é o suficiente.

Mas, apesar de deixar agendado os posts, lembre-se de sempre monitorar os comentários e respondê-los com a maior rapidez possível.

Redes sociais

4. Sua campanha de financiamento coletivo terminou? É hora de agradecer!

Informe seus contribuidores o status de sua campanha: se você bateu a meta, o que fará com o dinheiro; se você não bateu a meta e sua campanha for flexível (onde você leva o que arrecadar, independente de bater a meta), o que fará com as contribuições, conseguirá finalizar seu projeto mesmo sem ter todo o dinheiro?

É importante deixar seus contribuidores a par de tudo o que acontece, mesmo após a campanha finalizada. Informe-os sobre o envio das recompensas, as etapas de produção do produto, sobre a gravação de seu filme, a criação de games… Seus contribuidores precisam e, com certeza, querem fazer parte do projeto, afinal, contribuíram para que ele se realizasse.

Criar campanha de captação!

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