As organizações sem fins lucrativos têm dificuldades diárias de manter as operações ativas e, a falta de recursos – ainda mais em meio ao cenário econômico atual – são a principal causa. Muitas vezes, as ONGs têm amplas audiências para atender, como animais abandonados ou crianças carentes, e recursos extremamente limitados para atingir seus objetivos.

Uma campanha de marketing e comunicação segmentada é essencial para a vida e o sucesso contínuo da sua organização sem fins lucrativos. As estratégias certas podem ajudá-lo a atingir seu público-alvo, bem como conectá-lo a potenciais doadores.

Felizmente, ONGs em geral têm uma vantagem que é a credibilidade – afinal, por que estariam lutando tanto por algo se não acreditassem veemente na causa? Mesmo assim, se sua campanha de marketing não for realizada de forma eficaz, a falta de recursos pode te impedir de continuar exercendo seu trabalho.

marketing

Como elaborar um plano de marketing eficaz para a ONG:

Conte uma história

Quando se trata de marketing, uma técnica de storytelling fornece mais engajamento que os métodos mais tradicionais de publicidade, ou seja, as pessoas estão interessadas na sua trajetória e na história da sua organização.

O storytelling funciona melhor quando mescla os formatos: usando técnicas como mala direta, mídias sociais e encontros cara-a-cara, você maximiza sua exposição. A mala direta é eficaz pois atinge diretamente um público mais velho, que são os mais propensos a doar. No entanto, o uso de mídias sociais de forma consistente e corretamente pode deixar um impacto positivo sobre a adesão e captação de recursos, pois facilitam o engajamento do público mais jovem nas causas.

Reforce suas redes sociais

Parte de uma boa estratégia de marketing inclui construir uma forte presença online através da conexão direta com seguidores, pedindo sugestões, feedback, tirando dúvidas e agradecendo e respondendo cada comentário.

Diferente de uma marca ou empresa, as ONGs são dedicadas a uma causa, e como tal, a sua presença nas redes sociais deve, além de promover engajamento, ser clara, informativa e demonstrar convicção. Você não deve pensar em construir uma marca online, mas sim obter apoio através de doações e voluntariado. A melhor maneira de fazer isso é envolver o seu público através de histórias e certificando-se de que as pessoas estão interessadas.

Abuse da comunicação em formatos diferentes: vídeo, áudio, imagens e infográficos, são ótimos para chamar a atenção do seu público e ao mesmo tempo diversificar o seu conteúdo.

Espalhe conteúdo inovador

Se o seu foco é envolver o seu público e expandir o seu alcance, os dê uma razão para vir até você. Parte desse foco é ser consistente: a manutenção de uma presença online e offline garante que seus seguidores vão voltar para mais.

Compartilhe histórias sobre seus voluntários, doadores, funcionários e beneficiários: se o seu público sabe que pode esperar por algo novo todo dia ou semana, eles vão aparecer eventualmente para verificar.

Crie e-mails atrativos

Para uma ONG, um botão clicável no e-mail pode ser a chave do seu sucesso! O leitor tem mais chances de te ajudar, se você fizer sua parte facilitando o processo e mostrando que ele pode contribuir com apenas um clique.

Além disso, se você quer que ele leia o corpo do e-mail, é essencial criar uma linha de assunto que seduza o leitor a abri-lo. Não importa o quão especial é o conteúdo do seu e-mail se o assunto não for bom o suficiente para que o leitor de fato o abra.

Criar campanha de captação!
shares