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Nós vivemos em uma época em que o poder de arrecadar fundos para apoiar um projeto, uma causa, um sonho é algo que todos nós compartilhamos. É incrivelmente libertador saber que nada fica no caminho entre você e o financiamento que você precisa para transformar sonhos em realidade, sejam eles seus sonhos ou os sonhos da sua ONG. O crowdfunding torna possível um modelo de economia colaborativa que não era nem imaginável há poucos anos atrás.

Mas o financiamento coletivo não é para todas as organizações sem fins lucrativos. Abaixo estão cinco perguntas que você deve responder antes de começar a captar fundos através do financiamento coletivo.

Sua campanha de crowdfunding tem um foco?

A maioria das campanhas de crowdfunding e, sem dúvida, as mais bem sucedidas dão foco em um projeto específico e definido. O objetivo da campanha deve estar claro na campanha e ela é muito mais efetiva quando é realizada para defender apenas uma causa, viabilizar apenas um evento ou solucionar apenas um problema com uma data de início e de término bem definidos.

E, idealmente, a campanha deve apoiar a missão que sua ONG defende. Sua campanha de crowdfunding vai se tornar parte de sua história. Ele vai levar a sua missão a novos públicos e fortalecer a sua trajetória. Portanto, antes de começar, pergunte-se se o objetivo da sua campanha está alinhado com a missão da sua organização.

Lembre-se, financiamento coletivo não vai resolver seus problemas de orçamento e você deve pensar cuidadosamente antes de utilizar o crowdfunding para financiar despesas operacionais. Mas, quando bem feito, ele vai servir para impulsionar o seu trabalho, tanto em termos de consciência adicional, engajamento e apoio financeiro.

Quais são seus objetivos a longo prazo?

Seus objetivos vão ajudar a alinhar sua campanha antes de lança-la, te auxiliar durante o processo e continuar atingindo as pessoas mesmo depois que a campanha for encerrada. Certifique-se de pensar além do setor financeiro e responder algumas perguntas.

  • Quanto você precisa arrecadar?
  • Quanto você espera arrecadar?
  • O que será feito com o dinheiro arrecadado?
  • Você espera engajar novos públicos com a campanha?
  • O que você quer que as pessoas falem sobre a sua campanha?
  • O que vai acontecer ao final da campanha?

Ninguém se planeja para o fracasso, mas pensar no futuro lhe dará um plano para os últimos dias de sua campanha e vai prepará-lo para absorver as lições aprendidas com essa experiência antes de começar sua próxima campanha.

Você tem uma multidão ao seu lado?

Como já diz o nome, uma campanha de crowdfunding precisa de uma multidão e, geralmente, as ONGs também. Você precisa de um grupo de colaboradores que ficarão animados em apoiar você e seu trabalho e feliz de dizer aos seus amigos para fazerem o mesmo.

Um efeito colateral natural da criação e lançamento de uma campanha de crowdfunding deve ser o crescimento da sua audiência. Idealmente, novas pessoas vão conhecer seu trabalho, sua causa e sua missão e, assim, vão se envolver com a sua organização. Entretanto, para que o alcance da sua campanha seja cada vez maior, é necessário que você já possua uma base solida de contatos com quem possa contar para compartilhar seu projeto com o mundo!

Se você ainda não tem uma base sólida, considere gastar algum tempo para construir o seu público antes de iniciar sua primeira campanha.

multidão

Como vai contar sua história para envolver o público?

Você conta história todos os dias sobre diversos assuntos. Existem milhares de campanhas ativas no Brasil hoje, mas sua história é somente sua. Utilize-a para cativar e envolver o público. Conte sua história de um jeito que prenda a atenção de quem a ouve ou lê, sucintamente descreva sua campanha, seja compartilhável e crie interesse em trabalhos relacionados ou causas similares.

O que você precisa para lançar uma campanha de crowdfunding?

Se você respondeu a todas as perguntas acima e se sentir pronto para criar e lançar sua campanha, então é hora de definir o que você precisa para começar a arrecadar fundos hoje mesmo!

  • Uma plataforma para hospedar sua campanha de crowdfunding;
  • Você ou uma equipe que separe tempo e dedicação e se prontifique a te ajudar a divulgar ao máximo a campanha;
  • Um objetivo bem definido, conteúdo atraente e histórias que vão envolver o público;
  • Um local para frequentemente atualizar os contribuidores sobre o processo (redes sociais, blog, etc)
  • Um vídeo ou imagem que ilustre sua campanha;
  • Uma descrição clara e direta do que se trata seu projeto.
Criar campanha de captação!

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