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Quando falamos de Terceiro Setor incluímos qualquer entidade sem fins lucrativos, mas as ONGs são sua grande maioria. Independentemente do tamanho da instituição, ajuda é sempre bem-vinda e, por isso, estão sempre à procura de colaboradores que os ajudem a defender uma causa. Colaboradores podem ser os voluntários da ONG, que dedicam seu tempo e esforços para ajudá-la ou os contribuidores, que dão suporte financeiro.

O financiamento coletivo vem se mostrando uma alternativa prática e viável de arrecadar fundos para sua organização, sem burocracia e antes do período de maturação exigido pelo o Governo – que é de 2 anos -, e os contribuidores e voluntários da sua ONG podem fazer toda a diferença no processo de captação de recursos.

Entenda qual é a importância deles para seu plano de captação de recursos.

bonecos de papel

Pequenas contribuições valem muito

O contribuidor é aquele que vai te dar qualquer tipo de suporte financeiro, porém, nem sempre com um valor alto. Claro que existem pessoas que podem ajudar com muito dinheiro e vão fazê-lo, mas a grande maioria das contribuições tende a ser de valores pequenos, que sozinhos podem parecer pouco.  Porém, ao contabilizar todas as pequenas doações, chega-se a um valor significativo para qualquer organização.

As pessoas podem doar muito mais do que dinheiro

Os voluntários são aqueles que vão ajudar você e sua organização, simplesmente pelo prazer de tornar o mundo melhor. As organizações já estão familiarizadas com os voluntários e, a grande maioria das ONGs que já realizou campanhas através do financiamento coletivo notaram um aumento significativo no número de voluntários que não puderam contribuir com dinheiro, mas que se disponibilizam a ajudar de outra maneira.

Além disso, pessoas que já contribuíram financeiramente e abraçam a causa também têm procurado as organizações para fazer ainda mais diferença. Não importa se a pessoa doou dinheiro ou tempo e esforços, aqueles que realmente apoiam a causa que você defende vão falar do projeto para os amigos, colegas de trabalho, mãe, tio, cachorro e por aí vai. Por isso, sua organização e sua campanha de captação de fundos vão ganhar uma enorme visibilidade (e de graça).

Alguns não vão querer recompensas

Se seu plano de captação de recursos for uma campanha de financiamento coletivo, é muito comum oferecer recompensas àqueles que contribuem. No Terceiro Setor, normalmente são recompensas simbólicas como uma caneca ou camiseta e um agradecimento.

Existem contribuidores que vão se satisfazer apenas em saber que estão ajudando e vão abrir mão da recompensa, para que o máximo do dinheiro arrecadado fique para a ONG. Bacana, né?

Contribuidores podem se tornar recorrentes

Segundo pesquisa, 81% das ONGs que já fizeram uma campanha de financiamento coletivo vão repeti-la no futuro, se precisarem arrecadar fundos para algum projeto social.

Assim como os criadores de campanha, aqueles que contribuíram na primeira vez estão propensos a virar contribuidores recorrentes e te ajudarem em todas as campanhas que sua organização fizer.

Em plataformas de financiamento coletivo você pode inclusive criar um Clube de Contribuição Mensal, em que sua campanha não tem prazo e as pessoas contribuem todo mês.

Você pode fazer parcerias com outras organizações

Com maior visibilidade, podem aparecer outras organizações que apoiam sua causa e te ajudem a arrecadar mais fundos. Por exemplo, se você defende crianças com câncer, uma organização de crianças deficientes pode se interessar e ajudar com a divulgação e uma base de contatos que, muito provavelmente, é diferente da sua. Afinal, é tudo pelas crianças.

Além disso, existe uma chance de um voluntário da sua organização ser voluntário em outras instituições e assim fazer o intermédio entre as duas! Sua ONG precisa de um plano de captação de recursos? Comece criando uma campanha de financiamento coletivo e comece a arrecadar hoje.

Criar campanha de captação!

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